Detector de Qualidade de Ar - Design Compacto | Elitech Brasil

Quer ser um revendedor ou
distribuidor Elitech? Clique aqui

Onde
comprar? Clique aqui

Icone telefone

ATENDIMENTO

(51) 3939-8634

Segunda à Quinta, das 8h às 18hrs.

Sexta, das 8h às 17hrs.

Detector de Qualidade de Ar

Detector de Qualidade de Ar

Como funciona um detector de qualidade de ar?

O detector de qualidade do ar é um equipamento digital portátil que mede a quantidade de partículas poluentes existentes em um determinado espaço. Esse tipo de aparelho funciona a partir de sensores eletroquímicos de alta precisão, que podem variar de acordo com o tipo de detector. Ou seja, dependendo do modelo de detector ele pode ter mais ou menos sensores, assim como diferentes funções e particularidades.

Entretanto, a principal atribuição de um medidor da qualidade do ar é a mesma. Ele é responsável por transformar a concentração de poluentes do ar em dados visuais, que são exibidas no display de cada aparelho. Assim, ele realiza a leitura dos níveis de gases como PM2.5, PM10, CO2, HCHO, temperatura, umidade e fornece as informações para os usuários. Além disso, vale lembrar que, como qualquer medidor, os detectores de qualidade do ar precisam ser calibrados antes do uso para garantir a precisão em seu funcionamento.

Uma mão segurando um medidor de qualidade do ar laranja, perto do ar condicionado

Tipos de detector de qualidade de ar

Os detectores de qualidade do ar em geral são aparelhos portáteis e pequenos, o que facilita na hora de utilizá-los em diversos ambientes e aplicações diferentes. Além disso, alguns modelos desses medidores podem ser fixados em paredes ou outras superfícies, caso sejam destinados para medições em um ambiente só. Outros contam com um formato semelhante a termômetros e termostatos, podendo ser levados para qualquer lugar sem nenhum prejuízo para o seu funcionamento.

Dependendo do modelo do aparelho, o detector pode ter mais ou menos funções. Entre as funções comuns dos detectores estão: medição de partículas de CO2, PM2.5, M10, HCHO, PM2,5, TVOC, AQI e outras, medição de temperatura e umidade, indicador de detecção, alarmes, armazenamento de dados, dentre outros. Portanto, na hora de escolher o tipo de detector de qualidade de ar ideal para as suas necessidades, lembre-se de procurar as principais funções na descrição de cada produto.

Um homem com máscara e óculos segurando um sensor de qualidade do ar perto do ar condicionado

Quais são as vantagens desse aparelho?

Detector de qualidade de ar dentro de uma caixa com seu acessório em cima de uma mesa. Uma pessoa está segurando a caixa com as duas mãos

Qual detector de qualidade de ar escolher?

Na hora de escolher o detector de qualidade de ar ideal para atender às suas necessidades, é imprescindível considerar alguns aspectos do funcionamento de cada aparelho. Assim, além do formato e tecnologias presentes em cada aparelho, você pode escolher entre um detector ou um termômetro com monitoramento de qualidade do ar. A grande diferença entre os dois tipos de medidores é que o detector pode ser mais sofisticado, enquanto o termômetro geralmente só faz a medição dos poluentes mais perigosos para a saúde humana, como PM2,5 e AQI.

Outro aspecto relevante é observar quais as principais funções de cada tipo de detector. Alguns aparelhos são simples e bem básicos, outros já são mais sofisticados e contam com várias funcionalidades como alarmes visuais (saída de LED) e por áudio, design ergonômico, ampla faixa de temperatura e umidade, bateria recarregável embutida de grande capacidade, entre outros.


Parâmetros de medição

Os parâmetros de medição referem-se a quais tipos de medição o detector é capaz de fazer. Portanto, essa é a informação mais importante a se considerar na hora de escolher o aparelho. Os principais poluentes e substâncias detectadas pelos medidores são: PM2.5, PM10, Partículas, HCHO (Formaldeido), CO2 (Dióxido de carbono), TVOC (Composto orgânico volátil total), AQI (Índice de qualidade de ar), Temperatura, Umidade.

Entretanto, não é todo o modelo de detector de qualidade do ar que faz todas essas medições. Por isso, é imprescindível ponderar sobre quais são as medições que você deseja que o aparelho faça e então checar essas informações na descrição de cada equipamento.

Onde pode ser usado?

Um detector mostrando o monitoramento da qualidade do ar através de dados em sua tela

Formas de pagamento

Visa Master Card Diners Club International American Express Elo Boleto código de barras

Segurança total para sua compra

Siga-nos

Facebook Instagram LinkedIn Corporation Youtube