Assim como outros termômetros, o tipo espeto é usado para aferir temperaturas, mas se diferencia no método de obter esse parâmetro. Enquanto alguns modelos utilizam infravermelho, laser ou mercúrio para obter a temperatura, esse modelo conta com uma haste com sensores elétricos que, em contato direto com o alimento, determinam a temperatura ou sua variação.
Esse termômetro, também chamado de penetrável, recebe esse nome justamente por perfurar e penetrar no interior do alimento ou da bebida.
Estes termômetros possuem um espeto de aço inoxidável que encosta na substância para saber sua temperatura. Para usar um termômetro espeto, basta ligá-lo pressionando o botão ON/OFF e aguardar a inicialização do dispositivo.
O leitor digital instantaneamente apresenta um número na tela, então, é preciso posicioná-lo no alimento e perfurar a superfície até chegar no centro. Para garantir ainda mais precisão, é importante que a vareta do termômetro fique bem no meio da comida, evitando se aproximar de ossos, gorduras ou outros componentes que podem estar mais quentes que o restante.
O termômetro do tipo espeto é muito utilizado na indústria e no preparo de carnes e outros pratos, pois possibilita monitorar o ponto exato desses itens. Pessoas que trabalham com chocolate utilizam o termômetro para monitorar sua temperatura, algo decisivo para reproduzir certas receitas.
Outro momento em que o termômetro tipo espeto pode ser muito útil, é quando é preciso realizar frituras e o óleo precisa estar no ponto certo. Existem modelos de termômetro que suportam mais calor e podem ser utilizados até mesmo dentro do forno ou em contato direto com a panela no fogão, mas é melhor que não permaneçam muito tempo próximo a fontes de calor para que sua integridade seja preservada.
Os termômetros do tipo espeto podem ser utilizados principalmente em:
É muito importante seguir os cuidados descritos no manual do fabricante, que incluem evitar molhar o painel ou marcador, lavando somente a haste em contato com as substâncias. A higienização deve ser feita tanto antes como depois do uso, certificando-se de guardá-lo totalmente limpo e bem seco.
A ponteira da haste pode ser mergulhada em água quente para eliminar micro-organismos nocivos, de preferência em temperatura acima de 77º C. Antes de guardar, o termômetro deve secar naturalmente e ser armazenado de preferência dentro da embalagem, longe do calor e da umidade.